sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Nossos primeiros 20 dias !!

Sem dúvida não faltou idéia e vontade de escrever ... mas as adaptações à nova rotina só me deixaram agora sentar com calma pra fazer isso. Estamos ótimos, graças à Deus e o Pedro está crescendo a cada dia !!!
Papai Eric ficou de férias durante os primeiros 20 dias de vida do Pedro -  e foi ótimo !! Curtimos juntos o nosso bebê e conseguimos nos adaptar sozinhos à todas as mudanças boas que estão acontecendo.
O Pedro Henrique é um anjo !! Ele é muito bonzinho, de verdade. Quase não chora e dorme super bem. Eu, o Eric e a família toda ficamos o tempo todo babando. E tem que babar mesmo ...
Como resolvemos "nos virar" sozinhos, as mamas durante esses dias, enviaram refeições, guloseimas e se revezaram para visitar o nosso gatão todos os dias. 
De imediato, adotamos a condição de que todos os dias seriam Domingos. Por isso não tinhamos pressa pra ir dormir e muito mesmo pressa pra levantar da cama. O Pedro adorou! Ele mamava entre 1/2 noite e meia e 1am e só acordava depois às 4am. Apesar do nosso sono ainda não estar adaptado à essa nova rotina, tudo o que parece sacrifício é feito com muito orgulho e carinho - sem pensar.
Recebemos muitas visitas e ganhamos muitos presentes. Ainda bem que seguimos alguns conselhos e só compramos roupas para RN, porque roupinhas maiores estamos ganhando de montão. Obrigada família e amigos !!!
Mas ainda está faltando muita gente nos visitar. Contrário do que nos parece cansativa toda essa agitação, é muito mais que prazeroso poder apresentar nosso Príncipe pra todos.
Ainda nesses últimos 20 dias saímos bastante. Fomos na casa dos avós nos finais-de-semana, levamos o Pedro na Dra. Kátia Barbosa (a pediatra que escolhemos para acompanhá-lo) e no Posto de Saúde para tomar as duas primeiras vacinas, fomos na Sobam para ver o leite, fizemos o teste da orelhinha e até Churrasco na casa do Vitão rolou, pra comemorarmos o aniversário da Aninha.
Bem, está tudo ótimo !! O teste da orelhinha foi perfeito. Lá a fono pediu o Apgar do bb  (o Apgar do Pedro no nascimento foi 9 :D) -  o que me deixou confusa, mas vou descrever abaixo o significado:
A Escala ou Índice de Apgar é um teste desenvolvido pela Dra. Virginia Apgar, médica norte-americana, que consiste na avaliação de 5 sinais objetivos do recém-nascido no primeiro, no quinto e no décimo minuto após o nascimento, atribuindo-se a cada um dos sinais uma pontuação de 0 a 2, sendo utilizado para avaliar as condições dos recém-nascidos. Os sinais avaliados são: freqüência cardíaca, respiração, tónus muscular, irritabilidade reflexa e cor da pele. O somatório da pontuação (no mínimo zero e no máximo dez) resultará no Índice de Apgar e o recém-nascido será classificado como sem asfixia (Apgar 8 a 10), com asfixia leve (Apgar 5 a 7),com asfixia moderada (Apgar 3 a 4) e com asfixia grave: Apgar 0 a 2.
No momento do nascimento, este índice é útil como parâmetro para avaliar as condições do recém-nascido e orientar nas medidas a serem tomadas quando necessárias. As notas obtidas nos primeiro e quinto minutos são registradas no “Cartão da Criança” e nos permitem identificar posteriormente as condições de nascimento desta criança (se ela nasceu sem asfixia ou com asfixia leve, moderada ou grave).
O mais difícil foram as vacinas. Foi difícil não para o Pedro, mas pra mim e pro Eric. O gatinho nem chorou ... Na BCG nem se deu conta, e na Hepatite B - que éh intra-muscular -  até esboçou uma carinha de dó, mas nem teve chororô não. Quem chorou foi a gente .. de dó, só de pensar que poderia doer demais, e o meninão abrir aquele bocão.
Bem, domingo no Churrasco lá no Vitão foi tudo perfeito. Pedro viu todo o pessoal e aproveitou pra dormir durante a tarde toda. Àqueles que queriam segurar o menino, terão que nos visitar aqui em casa pra poder fazer isso -  lá, ele ficou bem tranquilão e não quis saber de papo não !!
Éh isso aí. Vou ficando por aqui .. segue uma foto do Churras e dados da primeira consulta e tbm o registro do pé(zão) do nosso querido filhão. Bjs e até a próxima !!!

   Data        Idade      Peso       Estatura     Perímetro Cefálico
09/02/11    12 dias    3,340Kg      53 cm                 37 cm


Um comentário:

  1. Oi Van!
    Td bem??
    Que bom que vc sempre acha um tempinho para escrever aqui no blog!
    Realmente, deve dar uma dor no coração toda vez que ele tem que tomar vacina.. mas que bom que o Pedro é corajoso e tira isso de letra!
    Fico muito feliz em saber que vcs estão bem!
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir