sábado, 26 de fevereiro de 2011

Importante X Essencial

Olha nós aqui outra vez!! Bonitos, fortes e saudáveis ... graças à Deus ... O post de hoje eh baseado em  coisas que já estava pensando nos últimos dias, num blog que vi durante a minha gestação com alguns comentários parecidos e também pensando um pouco em ajudar minhas amigas que serão mães um dia. Ainda mais que hoje vi um desabafo desesperado da Eli no Facebook dizendo que "Não vai dar tempo". Dá tempo sim Eli, até pra arrumar sua mala quando as contrações começarem. Ri ri ri ri  .... 
Semana passada comentei com o Eric que gostaria de usar fraldas de pano durante a licença maternidade, e deixar as fraldas descartáveis somente pra sair com o Pedro. Vocês podem achar que eu estou doida, mas sinceramente, dói demais o coração ver mais de 6 fraldas descartáveis todos os dias no lixo e saber que cada uma delas levará umas 5 gerações pra se decompor :( (450 anos -  segundo fonte Ciência e Saúde - http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ambiente/lixo/index.jhtm )
Bom, procurei as famosas e antigas calças plásticas aqui em Jundiaí -  sem sucesso. Minha mãe pediu pra Tia Madalena ver se encontra algo em Porto Feliz e hoje fui até uma loja no Multimodas Center, e a dona da loja disse que vai trazer pra mim de São Paulo. Depois conto pra vocês !! 
Nos últimos meses vi alguns comentários em blogs diversos sobre as "novas" fraldas. Mais fashion que úteis eu achei, mas sem dúvida mais econômica para o meio-ambiente. Se quiserem dar uma olhada: http://www.babyslings.com.br/fraldas_de_pano_web.htm
Bom, o post tem como objetivo inicial, dizer o que foi importante x essencial no enxoval de primeiro mês do Pedro. Talvez ajude muito minhas amigas que pretendem aumentar a família e consequentemente comprar coisinhas. Confesso que quando começamos a pensar no que comprar, ficamos perdidinhos! Fomos pra São Paulo, mas mesmo lá, com tanta opções à preços tão acessíveis, foi difícil decidir. Então vamos lá:

Body Manga Longa - Essencial ... principalmente na numeração RN e P, pois nos primeiros 30 dias do bebê a pediatra não aconselha que ele fique tão "à vontade". Na mala da maternidade, normalmente se pede 6 trocas dessas peças - por isso compre sem medo;
Body Manga Curta Importante ... se o bebê nascer no verão. Nesse calor, nem mesmo eles aguentam ficar tão vestidos. Mas daí acho que não tem necessidade de comprar muitas peças para o primeiro mês, porque as crianças crescem tão rápido e vão utilizar essas peças somente quando estiverem quase completando um mês;
Mijão/Calça com Pé - Essencial ... Calças e Mijões são muito importantes. Bom ter peças de todos os tamanhos, lembrando que àqueles com pézinhos são ótimos para os recém nascidos - coloca uma meinha e blz - mas são perigosos pois os baixinhos crescem muito rápido. Melhor ter umas 8 peças pelo menos no primeiro mês, pq às vezes as fraldas vazam e as calças precisam ser trocadas com maior frequência;
Macacão Longo - Essencial ... Faz parte das peças comuns e necessárias para a mala da maternidade. São ótimos e super práticos principalmente nas primeiras trocas;
Luvas - Essencial ... Principalmente nas primeiras duas semanas. Os bebês já nascem com as unhas enormes e se arranham todo logo no primeiro surto de fome. Alguns utilizam meias como luvas, só pra quebrar um galho;
Sapatos - Nada Importante ... Sinceramente não sei como os fabricantes sobrevivem vendendo sapatos para recém nascidos. Primeiro que são muito desconfortáveis para os pequenos, e segundo, que o pé deles ainda é molinho e crescem tão rápido que quando damos conta deles, já não servem mais;
Paninhos de Boca - Essencial ... Acho que no início compramos 3 paninhos, depois ganhamos mais uns 9 e acho que esse é um número bom. Servem de apoio nas mamadas, limpar a boca do bebê e o leitinho que ainda pode voltar custam normalmente mais de um desses aí por dia;
Shorts e Bermudinhas - Importante ... Mas usamos uma dessas peças pela primeira vez quando o Pedro já estava com 3 semanas. Se não estivermos no verão, acho que passam a ser dispensáveis;
Fraldas de Pano Essencial ... São importantes no banho, nas trocas de fraldas, pra forrar algum lugar ou cobrir o bebê pra sair de casa. Existem aquelas tradicionais brancas, mas podem ser estampadas, bordadas ou decoradas de acordo com o gosto do freguês;
Outros ítems Essenciais para o primeiro mês:
Tesoura de Unha - comprei também alicate e lixa para unhas, mas ainda não consegui usar esses.
Escova macia para os Cabelos
Muito algodão para limpeza do bumbum e Cotonetes para limpeza do umbigo
Abajour com luz fraquinha
Mosquiteiro para o Berço - achava que não era importante, até o apartamento ser invadido por pernilongos logo no nosso primeiro dia de volta da maternidade.
Almofada para Amamentação - Existem muitas lindas, e outras bem caras, mas mesmo as mais simples já trazem um ótimo resultado -  http://www.sonhoencantado.com.br/index.php
Bom, acho que demoro tanto pra escrever, tenho tantas idéias, que quando começo não consigo parar. Então chega por hoje. Super beijos e até a próxima !!!




 
    


Um comentário:

  1. Oi Van...
    Ahh q bom que vc sempre lembra de quem tá doida pra ter um barrigudinho, como eu!!!! Haha
    Tá certo que toda vez q a gente se encontra eu te encho de perguntas, pra ir me preparando, mas é sempre bom ter uma listinha dessas por escrito pra não esquecer!!!! hehe

    Bjo pros 3!!!

    ResponderExcluir